sábado, 26 de junho de 2010

AHHH! COMO É BELA A DEMOCRACIA

Por Paulo Pavesi
Sim, a democracia é bela. Mas é bela para quem?

Não importa. Todos estão programados para querer a democracia. Um regiminho safado que engana o mundo em várias partes do planeta. A democracia nada mais é que uma religião. Você deve seguir e confiar cegamente ainda que os sinais que você ve digam o contrário.A lei é para todos, e todos são iguais perante a lei. Exceto os que tem dinheiro. A lei é igual para todos, exceto para aqueles que possuem foro privilegiado. Logo, a lei não é igual para todos. Isto é democracia. O poder é exercido pelo povo. Mas se você fizer uma pesquisa, verá que o que o povo quer está muito longe de ser transformado em lei. Na verdade, não passa nem perto. Um grupo de 512 pessoas elaboram as leis como bem entendem, dependendo de quanto vão ganhar com o parada. Isto é democracia.

Você vota no seu candidato e não faz ideia que seu voto está elegendo outra pessoa graças as regras democráticas.
Isto não é maravilhoso? A democracia consegue enganar tanta gente ao mesmo tempo e o que assistimos é esta mesma gente que é enganada pedir "democracia".
Se você beber um gole a mais e for pego dirigindo seu carro, não haverá comissão de eéica que lhe salve. Mas se você for um deputado, ou até mesmo um presidente da república, pode ter relações com o narcotráfico que não pega nada. E se pegar, a comissão de eéica lhe salva, ainda que o desejo popular seja outra.
Ahh sim, o mais importante! A liberdade e o direito de expressão. Impagável! Isto é a democracia. Na época da ditadura, não se podia falar nada. Hoje, você pode falar o que quiser. A diferença é que no regime militar, suas palavras tinham peso. Agora, não valem nada. E você pode falar o que quiser, até que alguem - graças ao regime democrático - acione a justiça para eliminar as suas palavras da rede. Não que elas sejam equivocadas, mas incomoda aqueles que estão roubando, matando e lesando em nome da democracia, e que não desejam ser incomodados.
Recolher panfletos durante o regime militar era censura. Fechar blogues na democracia para que denúncias sejam esquecidas, é o exercicio do direito democrático.
A democracia se resume a uma única frase: "Os fins justificam os meios". Vale tudo pelo democracia. E tudo com o apoio da constituição: nada mais democrático.
Um ministro quebra o sigilo de um caseiro e é absolvido porque o resultado nao foi satisfatório. Ou seja, se o caseiro tivesse dinheiro sujo em sua conta bancária, seria massacrado pelo Ministro que estava em uma grande sinuca. Mas como era lícito, encerramos o caso com o apoio do supremo. Graças a democracia. E o Ministro esta livre para fazer o que bem quiser. Mas o caseiro não consegue mais emprego. Entendeu? Isto é democracia! Queremos democracia!!!
A candidata do presidente está usando notas frias para manter seu comitê. Mas não há uma só autoridade, isenta o bastante para tomar uma atitude. Afinal, ela será a próxima presidente da república, querendo o povo ou não. Mas se você tiver um pequeno negócio e abrir mão de emitir uma notinha fiscal, pode ir parar atrás das grades. Isto sim é democracia. Os fins justificam os meios.
Nesta semana, pude ver o que a democracia vem fazendo até no futebol. Dunga foi o escolhido. Ele foi contratado para ser o técnico da seleção brasileira. Como tal, ele faz a sua escolha e parte para a África do Sul. Entre em campo a democracia:
- O Dunga é burro. Escolheu errado.
- O Dunga nao sabe o que está fazendo.
- O Dunga é um idiota...
- Afinal, quem o Dunga pensa que é?
Dunga nao pensa que é. Ele é. Ele é o responsável pela escolha que lhe convem, ainda que alguns idiotas democráticos pensem que podem escolher por ele. Isto se chama autoridade e responsabilidade. Ele é responsável pelas escolhas que faz, e cabe aos brasileiros apoiá-lo. Caso contrário, quem sabe usando a democracia, tirá-lo de lá.
A Globo pode pegar ministros, deputados, ou empresários e levar para onde quiser, na hora que quiser, para uma coletiva exclusiva? Ok, sabemos que a Globo faz isso com delegados, procuradores (alguns até pagos para dar informações privilegiadas), mas num regime dito democrático, isto nao deveria acontecer. Se Dunga não quer falar, e se estamos num regime democrático, ele não fala, e ponto. Qual o problema?
Lendo alguns blogs, caí no do Reinaldo Azevedo. E ele falava sobre um debate ocorrido na rádio CBN sobre o assunto. Reinaldo destaca a filósofa Viviane Mosé, que resume ali o que é a democracia: "Não importa o que o Dunga fez. (referindo-se ao fato de ele ter xingado o jornalista da Globo). O que importa é que o Brasil venceu". Conclui o Reinaldo que ela está dizendo que "os fins justificam os meios". Estranho que Reinaldo tenha percebido agora o que no Brasil já se pratica há pelo menos 10 anos.
E é tambem o caso de Reinaldo Azevedo que é assumidamente partidário de Serra, ainda que Serra seja uma cópia fiel do que esta no governo hoje. Mas para derrubar o atual governo - que confesso não vejo a hora de ver cair - Reinaldo justifica-se dizendo que os fins justificam os meios, óbviamente não com estas palavras.
Que maravilha esta democracia! Você pode tudo! Os fins justificam os meios.

DEMOCRACIA JÁ!!! Paulo Pavesi-blog a Verdade...

Nenhum comentário: