sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PESQUISADORES BUSCAM TRANSFERIR TECNOLOGIA E INOVAÇÃO À INDÚSTRIA DE ALIMENTOS EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Pesquisadores do Brasil e de várias partes do mundo vão se reunir no 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos (ICBF 2010), que começa no dia 5 de outubro (terça-feira) e vai até o dia 8 de outubro. O objetivo é mostrar as inovações científicas realizadas em biotecnologia aplicada à indústria de alimentos e que vão trazer benefícios ao consumidor final. Paralelamente, vai acontecer o 10º Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos (10º ERSCTA), que visa trazer também contribuições dos pesquisadores na área.

São avanços nas áreas de aditivos alimentares, alimentos e bebidas fermentadas, enzimas para o processamento de alimentos, nanobiotecnologia, OGM na alimentação humana e animal, probióticos e alimentos nutracêuticos, entre outros. Serão mais de cem temas tratados durante os três dias de encontro que vão aproximar os pesquisadores da indústria de alimentos.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos Regional Paraná (SBCTA-PR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), o evento deve receber cerca de 1000 participantes de todas as regiões do Brasil (85%) e exterior (15%). Destes, 30 são expositores e cerca de 250 participantes vão participar das Rodadas de Negócios, que têm um formato inédito.

Espera-se em sua maioria membros da indústria, empresários, produtores, pesquisadores, professores e estudantes das mais diversas áreas relacionadas a alimentos, como engenheiros de alimentos, engenheiro de bioprocessos, farmacêuticos, nutricionistas, médicos, microbiologistas, químicos, biólogos, agrônomos, tecnólogos, técnicos da área de alimentos, administradores e outros profissionais afins.

O encontro vai reunir cientistas de várias partes do mundo para debater a tecnologia, a engenharia e a biotecnologia de alimentos, com a presença de 75 palestrantes, sendo a maioria do exterior. Cientistas da Índia, França, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Suíça, Austrália, Canadá, Estados Unidos que desenvolvem pesquisa de ponta na área estarão em Curitiba.

Além desses, pesquisadores nacionais vindos de instituições renomadas como UFPR, USP, Unicamp, FURG (RS), UEL, UEM, PUCPR, Embrapa, UNB, UFMG, entre outras, vão demonstrar pesquisas que desenvolvem sobre uso de probióticos além dos produtos lácteos, com aplicação em bebidas não alcoólicas como mate e água de coco, farinha de algas que pode contribuir na redução de desnutrição infantil e até produção de microalgas na produção de biocombustível, que pode levar o país a dobrar a capacidade de produção em alguns anos.

De acordo com a presidente da SBCTA-PR, Sônia C. Stertz, os temas são todos estratégicos para o desenvolvimento do país e que vão gerar impacto direto sobre o futuro não só da indústria de alimentos, como também em outras áreas da sociedade. “A evolução das enzimas na indústria de alimentos e bebidas, tendências da biotecnologia, os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) na alimentação humana, animal e culturas agrícolas, a potencialidade dos alimentos funcionais e projetos para o desenvolvimento sustentável das frutas tropicais são alguns dos assuntos tratados durante o encontro”, assinala.

Cerca de 20 patentes estão prontas para transferência à indústria

Além das palestras, mesas redondas e cursos, o ICBF trará pela primeira vez a Feira de Inovação, gerando aproximação entre pesquisadores e indústria, através de Rodadas de Negócios organizadas pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e UFPR, através de sua Agência de Inovação. Do Paraná, devem participar cerca de 30 pesquisadores que poderão colocar em prática seus estudos. As teses de Mestrado precisam de campo para mostrar seu potencial e esse espaço ainda é muito limitado para o setor da biotecnologia. De acordo com o presidente do ICBF 2010, Carlos Ricardo Soccol, somente o setor de bioprocessos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui 20 pesquisas patenteadas e prontas para transferência para a indústria.

O ICBF 2010 está sendo organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos – Regional Paraná (SBCTA-PR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Universidade Positivo.

Serviço

ICBF 2010 - 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos

Informações: (41) 3022-1247

Site: www.icbf2010.com

Nenhum comentário: