quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VANDRÉ E O FIM DE LULA

Ipojuca Pontes-Mídia Sem Máscara

Franco, o autor de "Pra não dizer que não falei de flores" (tido como hino oficial do antimilitarismo) expressou sua alta estima pelas nossas Forças Armadas.

Ao completar 75 anos, o extraordinário compositor Geraldo Vandré (nascido em 12/09/1935, em João Pessoa-PB) concedeu entrevista ao "Dossiê Globonews", programa do canal pago das organizações Globo que vem se especializando em futricar, na base do sensacionalismo disfarçado, a vida de celebridades e falsas celebridades do cafarnaum nacional. A expectativa em torno de um depoimento de Vandré era enorme, visto que há cerca de 40 anos o compositor paraibano jamais abriu o bico para prestar qualquer tipo de declaração à imprensa (falada, escrita ou televisionada) - muito embora circule na praça um livro ainda não editado, "Eu Nunca fui Assim", feito a partir de uma série de entrevistas que o cantor prestou aos alunos de uma faculdade de comunicação de São Paulo, em 2009 (no qual, segundo os autores, o pessoal da Globonews se "inspirou").

A entrevista do "Dossiê", sobretudo para os que esperavam acusações bombásticas do compositor contra a "ditadura militar de 64", resultou num completo revertério: sempre muito tranqüilo, por vezes irônico (um sinal de lucidez), Vandré revelou que nunca sofreu qualquer tipo de violência por parte dos militares, ou chegou a ser preso. Ademais, desconfiado da arte que se prática hoje em solo pátrio, negou que tivesse sido alguma vez "artista engajado", ou mesmo que tivesse cumprido em vida qualquer militância político-partidária - esquerdista ou não.

Pelo contrário: franco, o autor de "Pra não dizer que não falei de flores" (tido como hino oficial do antimilitarismo) expressou sua alta estima pelas nossas Forças Armadas, sempre necessárias, em especial pela Força Aérea Brasileira, para a qual, aliás, escreveu a bela canção "Fabiana", gravada por um coral de cadetes da aeronáutica.

Geraldo Vandré, filho do muito honrado médico paraibano, Dr. Vandregisilo, tornou-se uma lenda viva (e enigmática) no cenário (artístico) brasileiro. Poeta de cantar épico, coisa rara e talvez única na nossa música popular, diante da abjeção moral que avassalou o país, resolveu silenciar. Tal atitude, muito digna, o faz vítima permanente da virulência doentia dos esquerdistas. Uns, mais acanalhados, dizem que ele enlouqueceu depois de ser castrado pelos esbirros da ditadura. Outros, mais sibilinos, que ele "apenas" fez um acordo com a repressão militar depois de voltar do doloroso exílio - daí ser hoje um hóspede freqüente do Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

Mas o fato auspicioso, depois de muitas tormentas navegadas, é que Geraldo Vandré, aos 75 anos, continua firme e forte, alheio a canalhice geral, sem se deixar - conforme proclamam os versos de Gonçalves Dias - se abater. Pouco importa que suas canções, as mais sofridas, estejam presas em sua garganta e que o seu poderoso canto épico permaneça mudo.

Para os que reconhecem o significado da palavra "decência", o seu silêncio, sereno e invejável, soa muito mais forte do que todo o barulho que se impinge hoje como música popular no Brasil.

Vida longa, Geraldo Vandré - é o que nós todos lhes desejamos!

PS - Voltarei a escrever sobre o "mártir" Geraldo Vandré e sua entrevista concedida ao repórter Geneton Moraes Neto, da "Globo News", que não estava preparado para se defrontar com a lógica do compositor paraibano.

Por enquanto, antecipo uma outra e necessária indagação: como ficará Lula da Silva fora do "pudê", daqui a três meses? Irá para o triplex de São Bernardo encher a cara de cachaça, saudoso dos vôos internacionais do Aero-Lula, regados a lagosta e vinhos importados?

Ou tentará, conforme incensado por Marco Aurélio Garcia, o Mag, ser secretário-geral da Organização das Nações Unidas? Lula deu muito dinheiro (dos brasileiros) aos países africanos pensando, depois, em tirar sua casquinha. Logo...

(O diabo é que Lula não fala inglês nem francês e - o que é pior - Barack Obama anda de saco cheio com o "cara" e, pior ainda, os africanos e asiáticos mudam de opinião a cada instante).

No caso (provável) de Dilma ser eleita, há quem garanta que Lula, sozinho, comporá uma espécie de "gabinete fantasma" do futuro governo. Dilma Rousseff, pelo que se diz, foi escolhida por Lula justamente para servir de "pau de cabeleira" num dissimulado "terceiro mandato", a exemplo do que faz o ex-presidente Néstor Kirchner com a própria mulher, Christina, na Argentina. Lula, com o PT a tiracolo, nomearia ministros, determinaria acordos e desacordos políticos com os partidos da base aliada e, assim, mandaria na nação por mais quatro anos - sem a menor cerimônia.

Mas existe a hipótese de Dilma, com seu jeito de mulher macho, e o cabelo cortado à la garçonnet, querer governar ao lado do ex-marido, que vive em Porto Alegre e já está sendo preparado para assumir o papel de "primeiro-damo".

Lula da Silva, por sua vez, é hoje um homem rico, aliás, como Lulinha, que dizem ser sócio de uma companhia de aviação - riquíssimo. Mas o problema grave é que o ex-operário não sabe mais viver fora do Palácio da Alvorada, com todas as despesas pagas, e mais verbas de representação, dizendo tolices em cascata (sem ser repreendido) e debochando dos adversários políticos.

Só o tempo dirá o que de fato vai ocorrer com Lula da "Selva". Alguns já vaticinam que ele voltaria a Brasília, de todo jeito, em 2014. Por enquanto já me dou por satisfeito em não mais vê-lo, dia e noite, no pesado noticiário televisivo.

Deus nos guarde!

Imagens da Internete-fotoformatação (PVeiga).

Nenhum comentário: