domingo, 10 de outubro de 2010

POR UM SE VÊ TODOS, MOURÃOENSES

Por José Eugênio Maciel
“Uma cidade é o mundo se amarmos um dos seus habitantes”
Lawrence Durrell

Pela avenida principal se vê o Capitão Índio Bandeira que traçou o primeiro caminho para todos os caminhos, através deles o rastro e a direção aprumada do destino.
No Rio do Campo flui a água de todas as nascentes, nas correntes borbulhantes ou na calmaria irrompidas nas quedas de todos os seus afluentes.

No campo de visão maior o campo das planícies verdejantes, da florada da terra sulcada a abrigar a semente que rapidamente se fez planta e dela o fruto, do campo que é o nome primeiro. Como primeiro foram as suas expedições em busca do ouro mineral não encontrado, mas em seu lugar o ouro verde das densas matas de pinheirais, perobas, cedros.

A fé materializada na cruz no cumprimento da promessa, erguida pelo tropeiro, altivo símbolo a inspirar todos os templos na comunhão metafísica, dos sinos, das procissões e romarias, da espiritualidade de todas as epifanias, sendo a maior a de São José.

Chão batido vicinal, terra da granulação do pó ou ma massa do barro, solo fértil e dadivoso onde se fincou os mourões das propriedades rurais das fazendas repletas da Boa Esperança, das comunidades e patrimônios, no Barreiro das Frutas ao Piquiri, ao Ivaí, no ponto de partida ou chegada no Piquirivaí.
A primeira lição do primeiro professor, o José Domingos de Souza, com ele contempla-se todas as escolas, todos os saberes, o conhecimento como maior sentido, o sentido da vida da nossa gente, que sente, pensa, faz, na comunhão de sonhos, esforços, na construção cotidiana a espelhar nitidamente o somatório das gerações.

O principiar de tudo, datado em 1947, no Outubro do dia 10, de todos os dias, de todos os meses. De todos os anos palmo a palmo, espalmando o campo e a cidade, o feliz e a cidade, a felicidade da história do passado que não passa sem ficar e a se projetar no futuro que se tem nas mãos, muito mais e além do que completas hoje, Campo Mourão, 63 anos.

Imagens do acervo e formatação de PVeiga.

2 comentários:

Anatoli. disse...

Parabéns CAMPO MOURÃO!

Pelo seu aniversário!

10 de Outubro de 2010

Anônimo disse...

Caro amigo Pedro:
É também na singeleza dos gestos que o ser humano evidencia o seu amor e respeito. Você um apaixonado, conhecedor, estudioso e divulgador da História de Campo Mourão, tendo dela um rico acervo, demonstrou mais uma vez esta sua vibrante e positivamente inconctida emoção pela nossa terra, ao colocar o meu texto e, mais do que isto, ilustrar adequadamente o seu conteúdo, com imagens que mostram a nossa terra nos idos iniciais.
Parabéns, a você, junto com o parabéns a Campo Mourão. Grande abraço. José Eugênio Maciel