domingo, 31 de outubro de 2010

RICHA AGRADECE AOS PARANAENSES PELA VITÓRIA DE SERRA NO ESTADO E ESPERA TRABALHAR JUNTO COM O GOVERNO FEDERAL

O governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), afirmou no início da noite deste domingo (31), logo após a confirmação da vitória de Dilma Roussef na eleição presidencial, que espera trabalhar em parceria com o governo federal e que o País continue avançando. “Na Prefeitura de Curitiba, era de mum partido de oposição aos governos federal e estadual, mas o trabalho não deixou de ser feito”, lembrou Richa. “Não farei oposição. Quem faz oposição é o partido no Congresso Nacional, que é o local adequado para esse tipo de posicionamento. O papel do Executivo é governar e buscar parcerias com outras esferas de governo.”

Richa agradeceu o resultado no Paraná, onde José Serra obteve 55,44% dos votos, 633.130 votos à frente de Dilma. “Fico agradecido aos paranaenses, pois conseguimos mais que dobrar a votação do primeiro para o segundo turno”, disse Richa. “Sabíamos que seria uma campanha muito difícil diante da popularidade do presidente Lula, principalmente no Norte e no Nordeste. Infelizmente, a sociedade brasileira não entendeu bem as propostas do Serra.”

Encontro com a bancada federal

Nesta segunda-feira (1), Richa se reúnirá com os deputados federais paranaenses, em Curitiba, para discutir as emendas que serão apresentadas ao Orçamento Geral da União de 2011. Antes do encontro, a bancada terá uma reunião com entidades representativas do Estado para discutir o mesmo tema.

“Terei um diálogo permanente com a bancada federal. As portas do Palácio Iguaçu estarão abertas aos deputados e senadores para o exame das questões de interesse do Estado em Brasília”, disse o governador eleito.

“O Paraná tem sido historicamente relegado a segundo plano na divisão do bolo tributário nacional. É hora de reverter a situação. Com competência técnica na elaboração de projetos e liderança política positiva, vamos ampliar as transferências e recursos federais destinados ao Estado, além de garantir maior efetividade às emendas dos parlamentares paranaenses”, afirmou Richa, em referência ao fato de que muitas das propostas, embora incluídas no Orçamento, não são executadas pelo governo federal.

Cada parlamentar pode apresentar emendas no valor de até R$ 12,5 milhões e a bancada tem direito de propor 20 emendas coletivas.

Transição de governo

Na próxima quarta-feira (3), começará formalmente o trabalho de transição de governo. A data foi determinada pelo governador Orlando Pessuti. “Nossa equipe já está trabalhando e montando um diagnóstico que deve estar pronto até 15 de novembro. Esperamos contar com a total colaboração da equipe do governador Pessuti”, afirmou Richa. “Já temos informações e números da situação financeira do Estado, algumas particularidades de companhias de economia mista e estamos tocando para frente, porque eu quero tomar posse no governo já trabalhando.”

O vice-governador Flávio Arns, que será o secretário de Estado da Educação, afirmou que, antes mesmo de serem iniciados os encontros entre as equipes de transição de governo, começou a trabalhar nas questões relativas à pasta. “Tivemos contato com a secretária Yvelise Arco-Verde e sua equipe, porque a Educação tem peculiaridades como contratos, merenda escolar, equipamentos e temos o compromisso de ter professor em sala desde o primeiro dia”, disse Arns. “Estamos verificando para que tudo esteja pronto para o início das aulas.”

Flávio Costa e Luciano Patzsch.

Um comentário:

Anatoli. disse...

Os comunistas sempre dão um jeito de se infiltrar para distilar o seu veneno. O Flávio Arns ja garantiu o seu cantinho.