sexta-feira, 13 de agosto de 2010

BETO NO DEBATE: FIRMEZA, CORÊNCIA E AS MELHORES PROPOSTAS PARA O NOVO PARANÁ

• Beto vai implantar escola em tempo integral, principalmente nas regiões de baixo IDH

• Vai preservar as empresas públicas sob controle do Estado e investir mais na Copel, Sanepar e Porto de Paranaguá

• Vai fazer prevalecer o interesse público por uma tarifa de pedágio mais justa e acessível

• Beto vai declarar guerra ao crack

Beto Richa foi o candidato ao Governo do Paraná com melhor desempenho no debate promovido pela TV Bandeirantes na noite desta quinta-feira (12). Beto vai implantar no Governo do Estado o mesmo modelo de gestão testado e aprovado na Prefeitura da Capital. “Quero ser governador para fazer pelo meu Estado o que tive oportunidade de fazer de forma democrática na capital de todos os paranaenses. Vamos construir juntos um novo Paraná”, disse Richa.

Em resposta a uma pergunta da secretária geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT/PR), Marisa Stedile, Beto disse que é a favor da implantação da escola em tempo integral, que contribui para a formação melhor de adolescentes e jovens. “Investi fortemente no ensino público da capital, que por três vezes foi avaliado pelo Ideb, do Ministério da Educação, como o melhor do país entre as capitais. Ampliamos em 22 mil as vagas no ensino fundamental e na educação infantil, contratamos 7.000 professores por concurso público e investi na formação continuada de professores. Agora queremos levar para todo o Estado do Paraná a escola integral, principalmente em regiões de baixo IDH”, disse Richa.

Beto respondeu com convicção a uma pergunta do candidato Avanilson Araujo (PSTU), sobre a privatização do banco Banestado. Beto disse que sempre agiu com responsabilidade na vida pública, conforme sua consciência, e que tem compromissos com o povo do Paraná. “Jamais deixei de aprovar leis que estivesse convencido de que fossem o melhor para o Estado do Paraná”, afirmou. “Votei pela venda do Banestado porque o banco estava em situação dificílima. Estava falimentar e prejudicando o Estado do Paraná. Porque servia apenas para favores políticos de muitos deputados, que se favoreciam de empréstimos bancários e não pagavam adequadamente, como o cidadão comum”, disse. “Agi conforme a minha consciência, com ética, em respeito ao povo deste Estado”, afirmou Beto.

Beto reafirmou que é contra a venda da Copel. “É uma empresa orgulho do povo do Paraná. Quando foi votada a venda da Copel, eu já não era mais deputado. Era vice-prefeito de Curitiba”, lembrou. “Como governador do Estado, vou preservar o patrimônio público. Vou fortalecer e manter sob o controle do Estado a Sanepar, a Copel e o Porto de Paranaguá. Só que com investimento, para que voltem a ser empresas orgulho deste Estado, orgulho daqueles que nelas trabalham. Empresas que fomentem o desenvolvimento econômico e social do Paraná.”

Beto disse que as tarifas de pedágio são incompatíveis com a realidade do Paraná e tem preços abusivos. “Nós vamos chamar as concessionárias. Vamos abrir a planilha de custos e fazer prevalecer o interesse público por uma tarifa mais justa e acessível e a retomada dos investimentos de duplicação e melhoria das nossas rodovias, para oferecer segurança para todos os usuários, como por exemplo, a duplicação da BR-277 ligando Cascavel a Medianeira”, afirmou.

Na área da saúde, Beto disse que como governador vai investir 12% das receitas correntes líquidas do Estado em saúde pública. “Vamos ter um grande avanço dessa forma. Vamos implantar 22 centros regionais de atendimento especializado, para diminuir as longas filas para consultas. Vou também criar o resgate aéreo para urgências em todo o Estado do Paraná, um serviço que já existe em estados como Minas Gerais e Santa Catarina”, disse.

Beto também falou sobre o programa Mãe Curitibana. “Fico feliz por ouvir candidatos citarem aqui um programa fabuloso, de autoria do meu vice, que hoje governa Curitiba, Dr. Luciano Ducci, que tem resultados extraordinários. É o Mãe Curitibana em Curitiba e vai ser Mãe Paranaense no Paraná”, afirmou. “Com esse programa, reduzimos a taxa mortalidade infantil para a menor da história de Curitiba e a menor em todas as capitais brasileiras ou cidades do mesmo porte”, disse.

Na área da segurança, Beto disse que é inaceitável o efetivo da Polícia Militar ser inferior ao de 20 anos atrás e disse que vai contratar mais de 5.000 policiais militares. “Calcule o aumento populacional em duas décadas, o aumento visível do crime, da violência e do tráfico em duas décadas, mas o efetivo da PM, na contramão, diminuiu. É um descaso, uma insensibilidade por parte dos governantes para o drama que aflige as famílias”, afirmou. “Vou declarar guerra ao crack. Como prefeito criei a primeira Secretaria Antidrogas do Brasil.”

"Vou implantar centros regionais de recuperação e tratamento de dependentes químicos, para tranqüilizar o pai e a mãe que não conseguem mais trazer seu filho do submundo das drogas”, disse. Beto também disse que irá construir mais presídios, como em Paranaguá, onde a delegacia está superlotada, com capacidade para 27 presos e 250 presos alojados em condição subumana. “Vamos enfrentar com coragem o problema do crime no Paraná. Lugar de bandido é na cadeia”, disse.

www.betoricha.com.br

www.twitter.com/BetoRicha

Nenhum comentário: