segunda-feira, 9 de agosto de 2010

IBOPE: O ABC DE UMA PESQUISA MANIPULADA PARA DILMA ROUSSEFF

Para entender uma pesquisa eleitoral não basta olhar o índice geral que é anunciado pelo instituto. Quando este afirma que o candidato A tem X% e candidato B tem Y% não quer dizer nada. Compreender a verdadeira intenção de uma pesquisa é pesquisar todos os elementos que o instituto pesquisou. Só assim é possível saber se a pesquisa é verdadeira ou manipulada. E manipulada não quer dizer falsa ou mentirosa. Quer dizer que o instituto de pesquisa criou cenários favoráveis para um resultado que beneficiasse quem está por trás de tudo.
Tenho dito que as pesquisas eleitorais deixaram de ser uma aferição da preferência do eleitorado para ser um instrumento de marketing do candidato. Coisa que deveria ser proibida, da forma como está, pelo TSE. Ele tem que regulamentar as pesquisas com instrumentos que inibam o seu uso eleitoral. Da forma como é hoje, qualquer institutozinho faz a pesquisa de acordo com o interesse de um candidato. E isso, é um crime, pois acaba se tornando uma propaganda subliminar. A massa de eleitores é sensível a ir com "maria vai com as outras". Tem gente que vota em candidato que, supostamente, está à frente nas pesquisas para "não perder o seu voto". O Ibope sabe disso. O PT sabe disso. Agora, parece que o PSDB não sabe disso. Pelo menos, pela declaração do senador Sérgio Guerra, presidente do PSDB:
- Não vamos brigar com números.

Excelentíssimo senhor senador, tem que brigrar sim. O PSDB tem que ter no seu comitê especialistas em pesquisas analisando e rebatendo pesquisas manipuladas como esta do Ibope e como outras que ficaram sem resposta do PSDB. A cada pesquisa dessas há uma verdadeira avalanche de informações petistas plantadas na mídia e o PSDB não pode simplesmente dizer que "não briga com números". Ele tem que brigar e provar o contrário. Ou faz isso ou vamos assistir as urnas confirmarem as pesquisas manipuladas.
Isso é uma guerra, senador. Uma guerra de marketing e ganha que souber usar melhor os instrumentos disponíveis. E para isso, o PSDB não precisa fazer dossiês ou faltar com a ética. Precisa saber usar a inteligência.
Por exemplo, a idéia da Rede Mobiliza é excelente. Agora, não adianta esse tal de "desafio do dia" com tarefas para alunos. Eu me inscrevi lá e ficam mandando e-mails para mim com tarefas para adolescentes. É brincadeira. Por que a Rede Mobiliza não cadastra as centenas de blogs que estão na rede e fazem um trabalho voluntário pró Serra? Cadastra e linka todos eles no site da Rede Mobiliza. Passa a municiar com informações verdadeiras os seus editores. Envia vídeos, fotos, recados do Serra e inúmeras outras ações que hoje são feitas de forma descoordenadas. Se somarmos a audiência de todos esses blogs teremos um poder de comunicação que nem o Ibope é capaz de auferir.
E por falar em Ibope, vamos analisar a sua última pesquisa porque eu já estou conversando demais. Então vamos lá. Vamos mostrar o ABC da manipulação dessa pesquisa do Ibope registrada no TSE sob o número 20809/2010 com 2506 entrevistas em 174 municípios de todo o País entre os dias 26 e 29 de julho, uma semana depois da pesquisa da DataFolha.
Foram entrevistados eleitores de 25 Estados e mais o Distrito Federal. O Amapá ficou de fora. Não foi explicada a razão.
Antes, é preciso entender quais estratégias que essa pesquisa objetiva. No nosso entendimento, são quatro:
01 - Acabar com o mito de que Serra é imbatível em São Paulo e no Sudeste;
02 - Provocar desentendimentos entre Serra e Aécio; ofuscar a liderança de Aécio no Estado de Minas como puxador de votos para Serra e para o seu candidato a governador;
03 - Eudeusar Lula como Jesus Cristo do Nordeste, como capaz de transferir para Dilma uma votação jamais vista na história desse país, com base na idéia que se faz de que no Nordeste só tem "Zé Mané";
04 - Desestimular o PSDB a continuar a mostrar os podres do PT como ligação com as Farc, dossiês e quebra de sigilo. O que eles chamam de tática do medo.
É possível ler e ouvir comentários que defendem essas estratégias. A mídia está recheida mais do que biscoito de chocolate. A idéia é martelar a cabeça do incauto para tentar conquistar o seu voto.
Observe também que no ínicio da semana que antecedeu a divulgação dessa pesquisa do Ibope, saiu uma outra afirmando que "a influência de Lula nos votos para governador e Senador, era pouca ou nenhuma". Isso já foi preparando terreno para desvincular a pesquisa de Presidente das pesquisas para Governador e Senador. São produtos diferentes. São cheques diferentes. Com isso tentam uma justificativa daquelas que não justificam para Geraldo Alckmin ter 50% das intenções de votos no Estado de São Paulo e Serra não ter apresentado nenhuma evolução e com isso tentar justificar nos demais Estados.

Uma pesquisa de um instituto como o Ibope custa uma verdadeira fortuna. Então, internamente ele tem vários elementos para, se for o caso, uma briga judicial. Embora, sejam argumentos frágeis, mas ele tem. Eles se tornam frágeis depois que um "cri-cri" como eu pesquisa as 174 cidades e mais o DF que o Ibope supostamente visitou. Divulgar que é bom mesmo, eles não divulgam. Por que a do DataFolha foi a mais aberta? Porque é a mais consistente.
O Ibope montou o seu cenário para favorecer a candidata do PT. Pelos dados apresentados a seguir, você vai comprovar o ABC da manipulação dessa pesquisa do Ibope. Não estou afirmando que ela seja falsa. Pode até ser. Estou afirmando com todas as letras que ela foi MANIPULADA em favor da candidata do PT. O cenário que o Ibope montou é o mesmo de uma pesquisa realizada no Maracanã, junto a torcida do Flamengo, e o entrevistador pergunta ao torcedor por qual time ele torce. Guardadas as devidas proporções o cenário da pesquisa do Ibope para presidente foi o mesmo.
Nos mapas apresentados a seguir, nos pesquisamos a qual partido político pertencem as cidades de cada região visitadas pelo Ibope. Apresentamos as prefeturas comandadas pelo PSDB e partidos coligados, e as comandadas pelo PT e partidos coligados. Vamos então aos mapas por região.

É isso. É desta forma que se manipula uma pesquisa. É fácil. Só precisa de um cenário bem feito para qualquer justificativa. Bons matemáticos e muita imaginação.
Espero que cada um de vocês visitantes do blog ajude a divulgar essas informações para que a verdade seja restabelecida.
Estão tentando enfiar goela abaixo uma candidata que não tem nem de longe o mesmo curriculo do seu oponente, José Serra.
Nesse jogo, para eles, vale tudo. Até o presidente da república que, constitucionalmente, é o guardião das leis, para promover a sua candidata, despreza-as e ridiculariza o poder judiciário. Um fato tão lamentável que temos dificuldade de explicar aos nossos filhos o péssimo exemplo que ele dá.
Se você me pergunta se eu voto em Serra, eu respondo que voto no Brasil que no momento atende pelo nome de José Serra. Ele eleito e deixando de cumprir os seus compromissos, terá em mim o mesmo adversário ferrenho. Vamos construir um país que os nossos filhos e netos possam se orgulhar. Podemos fazer isso com o nosso voto. Chega de balela, chega de discurso furado. Para encerrar, pergunto:
- Qual a grande obra do governo Lula em oito anos?
Quem souber a resposta post, por favor.
Clique aqui para acessar os dados do Ibope com as cidades relacionadas para visitas.

IBOPE: o ABC de uma pesquisa manipulada para Dilma Rousseff - Extraído do Blog do Lúcio Neto

2 comentários:

Carmen disse...

Oi,você quer casar comigo?Acabei de encontrar o homem senão perfeito chega bem proximo, corinthiano e não vai votar na Dilma!Mas ai você joga um balde de agua fria em mim e eu descubro que que você é inalcançável,e minhas esperanças são frustradas e vejo meu lindo futuro se despedaçando! Foi assim que me senti,quando vi essas pesquisas absurdas,por que antes o Serra estava na frente em todas,e depois que começa a campanha,a bruxa não fez nada que justificasse esse aumento e agora está com 50% da intenção de votos,ai a massa de manobra que é o povo,vai com essas pesquisas,e isso acaba com minha louca vontade de respirar,por que sinto que o PT está sufocando o Brasil,está sugando e reprimindo,só que as pessoas não percebem,e quem percebeu é vai ter que conviver com a decisão de uma maioria manipulada!

Roberto Astrus disse...

Concordo com tudo o que foi descrito!

Mas, da mesma forma que vc aparentemente repudia a manipulação, pede o mesmo ao PSDB. Explique isso aos filhos, igualmente ao que explicaria sobre o Lula!

Complicado.

e é inegavelmente o pessoal do PT conquistou o povo lá do norte, como são na sua maioria pobres (não de dinheiro somente mas, de cultura e referencias) foram manipulados e vão vangloriar o PT pra sempre. Infelizmente.

Se eu voto no PT? votei e me arrependi amargamente. Hoje, meu voto iria pra marina.

abraços