quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MORRE O PIONEIRO PROFESSOR EPHIGÊNIO JOSÉ CARNEIRO

Faleceu, por volta das 4h30min da manhã desta quarta-feira (25/08) em Curitiba, onde estava internado há cerca de um mês, o pioneiro de Campo Mourão, político e bioquímico, professor Ephigênio José Carneiro. Ele estava com 83 anos e deixa a esposa professora aposentada dona Áurea e 3 filhos. Ephigênio foi vereador por quatro mandatos (1964-1968),(1969-1972); (1977-1982) e (1983-1988).
O professor Ephigênio José Carneiro, nasceu em Porto União em Santa Catarina. No dia 29 de julho de 1955, a convite do pai que residia em Campo Mourão, Bonifácio Paes Carneiro, mudou-se para o município, para fundar escolas. A primeira foi o Ginásio Campo Mourão, como relatado por ele a seguir:

Ginásio em Campo Mourão

Naqueles dias de 1955, tornara-se insopitável, por imposição do ideal de desenvolvimento e a necessidade de aperfeiçoamento das gerações, a instalação de um Ginásio. Seria sem dúvida, então, a maior conquista, a melhor benesse.

Veio trazê-la, com a munificência de seu idealismo e o vigor de suas iniciativas, o Professor Ephigênio José Carneiro.

Como venceu e porque venceu só ele é quem sabe.

E é ele próprio, em artigo publicado pelo jornal “O PIQUIRIVAÍ”, de 5 de dezembro de 1959, às páginas 12, quem afirma:

Numa bela tarde de inverno a 29 de julho de 1955, pelas graças de Deus, cheguei pela primeira vez em Campo Mourão. No geral, felizmente, tive boas impressões. O aeroporto era modestíssimo, mas percebia-se que o local era bom, possibilitando futuros melhoramentos.

Ao dirigirmo-nos para a cidade, passamos pela cidade dos mortos, onde pudemos reverenciar os pioneiros que lutaram pelo desbravamento desta rica região. Que Deus os tenha na paz eterna é o que desejamos.

Entramos pela Avenida Capitão Índio Bandeira... Com aquele sol mortiço da tarde fria, a terra vermelha, as casas baixas e distanciadas umas das outras, fazia lembrar-nos um cenário do “far-West”.

Ao percorrer a avenida lembrei-me da Professora Áurea, que me dissera na véspera, diante de certa indecisão minha:

- “Afinal, você vai ou não vai construir esse Ginásio em Campo Mourão?”

Na mesma hora fui tratar da passagem.

Chegamos ao Hotel. Papai aguardava-me ansioso, pois fora ele o incentivador de minha viagem. Após várias apresentações, combinou-se uma reunião para o dia seguinte, em casa do Dr. Armando [Queiroz de Morais]. Lá nos reunimos, e ficou constituída a Comissão de Construção do Ginásio “Campo Mourão”: Odilon Joffre Tayer, Alphonso Germano Hruschka, Bonifácio Paes Carneiro e Teodoro Metchko.

No dia 1º de agosto [de 1955], considerado como dia da fundação do Ginásio “Campo Mourão”, foi lavrada a ata no livro de subscrições de empréstimos para a construção do prédio. Prestaram inestimável apoio nesta oportunidade os Senhores Dr. Daniel Portella, então Prefeito Municipal e o nosso pranteado Roberto Brzezinski.

Com os esforços conjugados, em setembro foi iniciada a construção, que, em apenas seis meses esteve concluída. Nesse meio tempo estive tratando da documentação junto ao Ministério de Educação e Cultura, sendo que a 22 de fevereiro de 1956, foi assinada a Portaria Ministerial [nº 518] autorizando o funcionamento do Ginásio “Campo Mourão”.

No primeiro exame de admissão inscreveram-se perto de cem candidatos, dos quais oitenta foram aprovados. A 1º de março iniciamos, com grande emoção, as aulas com duas turmas da 1ª série, uma da 2ª série e uma da terceira série.

Desde sua fundação o Ginásio “Campo Mourão” tem funcionado em situação financeira deficitária, fato este que muita gente não quer acreditar, não se dignificando, entretanto, de irem sentir de perto a nossa situação.

Ao conferirmos o grau de ginasianos à turma de 1959, sentimos a satisfação do dever cumprido. Para que possam prosseguir seus estudos, sem necessidade de saírem de Campo Mourão, aí está a Escola Técnica de Comércio “Santo Inácio”, com o Curso Técnico de Contabilidade. Com o diploma de contabilista, terão uma profissão digna e rendosa e poderão prosseguir seus estudos na Universidade, se assim o desejarem. A todos quantos tem colaborado conosco, nossos agradecimentos.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO GINÁSIO

O Professor Ephigênio José Carneiro foi, portanto, o primeiro Diretor do Ginásio “Campo Mourão”, com os seguintes Professores, formando o corpo docente no primeiro ano de funcionamento: Nelson Bittencourt Prado, Iran Martins Sanches, Armando Queiroz de Morais, Ephigênio José Carneiro, Aurea Margarida Carneiro, Odilon Joffre Tayer, Augustinho Kauling, Dinah Saldanha Muniz e Lady Rosa Amaral.

O estabelecimento foi estadualizado pelo Decreto-Lei n 27.663, de 26 de janeiro de 1960 e passou a denominar-se Ginásio Estadual de Campo Mourão. A estadualização deu-se no governo interino de Guataçara Borba Carneiro, permanecendo na direção o Professor Ephigênio José Carneiro, tendo como Secretário o Professor Nicon Kopko, e auxiliares: Professora Áurea Margarida Carneiro e Leonel Martins Ferreira. A Professora Neusa Cândido Fernandes, em 1961, passou a integrar o grupo de auxiliares.

A 20 de março de 1963, em substituição ao Professor Ephigênio José Carneiro, foi nomeado Diretor o Professor Egydio Martello. A 24 de maio de 1964, Prof. Dorival Gorski, substitui o Prof. Nicon Kopko na Secretaria do Ginásio.

Pelo Decreto nº 19.886, de 4 de novembro de 1965, foi autorizada a implantação do 2º ciclo, passando o estabelecimento a denominar-se Colégio Estadual de Campo Mourão, ministrando, a partir de 1966 o Ensino Secundário de 1º e 2º ciclo

Em 1968, a 12 de fevereiro, o Professor Carlos Jacob Conrado, substitui o Prof. Dorival Gorski, assumindo a Secretaria, ano em que o estabelecimento passa a funcionar em prédio próprio do Estado, cuja inauguração oficial deu-se a 10 de outubro de 1968, pelo Governador Paulo Pimentel.

No início de 1972, com a implantação da Reforma do Ensino em Campo Mourão, achou o Professor Egydio Martello que era chegado o momento de deixar a Direção do Colégio Estadual “Campo Mourão”, passando a ocupar o cargo seu grande colaborador, Professor Nicon Kopko, que foi substituído, no ano seguinte, em caráter transitório, pela Professora Maria Enilda de Oliveira, então Inspetora do Ensino Médio. Em julho de 1973, Maria Amélia Labiak Evangelista é nomeada Secretária em substituição a Carlos Jacob Conrado.

A 31 de julho de 1973 foi empossada na direção do Colégio a Professora Ivone Brascka, designando os seguintes Diretores auxiliares: Lelenveth Santos Ribeiro, para o turno da manhã, no estabelecimento sede, Agenor Krul, para o turno da noite, também na sede, e Yolanda Franchello Natal, para a extensão localizada no Grupo Escolar Marechal Rondon, no turno da noite.

Em caráter excepcional, a 15 de julho de 1974, o Prof. Agenor Krul assumiu a direção do Colégio, designando para os diferentes turnos como auxiliares, os Professores: Lelenveth Santos Ribeiro, Daniel Fernandes de Morais e Yolanda Franchello Natal.

No ano de 1975, no dia 23 de dezembro, o Governador Jayme Canet Júnior, através do Decreto nº 1377, consolidou a fusão do Colégio Estadual de Campo Mourão, com os Colégios Estadual Comercial de Campo Mourão e a Escola Normal Colegial Estadual Prof. João de Oliveira Gomes, em um único estabelecimento com o nome de Colégio Prof. João de Oliveira Gomes, formando, com o Grupo Escolar Dom Bosco do Lar Paraná, o Complexo Escolar Dr. Horácio Amaral, de 1º e 2º graus. Foram Diretores do Colégio Estadual Prof. João de Oliveira Gomes: 1976 - Professora Hilda Brenner Dessotti; 1979 a 1984 - Professora Tamara Hodniuk Zaleski; 1985 - Professor Joani Teixeira. (Fonte: “Campo Mourão centro do progresso“- livro de autoria de Pedro da Veiga.
Além do ginásio, o Professo Ephigênio José Carneiro participou da fundação de diversas instituições na cidade, como a Escola Técnica do Comércio Santo Inácio, o Mini ginásio 10 de outubro, Ginásio Botelho Mourão, Lions Clube de Campo Mourão e a Faculdade do município, que na época era chamada de Fundescam (Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão).

Esta é uma das últimas fotos do Prof. Ephigênio e que está publicada no Jornal "Gazeta do Centro Oeste", edição de 18/06/2010, com a seguinte redação: "Jantar dos Anos 50 - O Buffet e Reataurante "A Varanda" foi palco na noite de segunda faeira, do jantar dos pioneiros que chegaram na ndécada de 50. Foim uma noite, alegre e charmosa regada a um cardápio delicioso (preparado pela grande chefe de cozinha Rute). Devemos agradecer e aplaudir esse grupo que organiza essas reuniões, são eles: o casal Professor Ephigênio José Carneiro/Áurea; Veroni Ramos; Pedro da Veiga; Miguel Antunes e Anice Simão, parabéns, sabemos do trabalho que dá reunir todo esse pessoal, mas acreditem vai valer a pena, dqui a 25, 50 anos outras agerações vão ler a nossa Gazetinha e ver a nossa história. O historiador Pedro da Veiga, foi o fotógrafo da noite".

Esta é uma foto da reunião que realizávamos, sob a direção do Prof. Ephigênio, para traçarmos as diretrizes do próximo jantar da Turma dos Anos 50. Tudo éra delineado com esmero e carinho para uma aconchegante reunião de confratenização dos participantes.

PROFESSOR EPHIGÊNIO - DESCANSE EM PAZ!


2 comentários:

Anônimo disse...

meu vovô ;/

Mirian Mari Nunes Vieira disse...

Professor Ephigënio, exemplo de dignidade,perseverança e vitórias!!!
Não podemos esquecer nunca,pois suas conquistas estão em imóveis,Colégios,alunos,amigos, clientes por muitas vezes atendidos por ele. E o principal, na família linda e abençoada que formou!!!!
Saudades!!!

Mirian Mari Nunes Vieira