terça-feira, 17 de agosto de 2010

UM POUCO SOBRE GAVATAS - REGRINHAS QUE AJUDAM

Nenhum outro produto quanto as gravatas tem um poder altamente simbólico, que pode mudar o modo como as pessoas olham para você.
Muito mais que um acessório, a gravata é uma marca de estilo pessoal. Reflexo do arrojo ou sobriedade de cada um.
As gravatas clássicas e de cores únicas e escuras são as melhores para um primeiro encontro, pois lhe faz transparecer uma pessoa de confiança.
Quando se escolhe uma gravata, a moda e a tendência são bem menos importantes do que seu gosto pessoal, assim, escolha as gravatas com as quais se sentirá mais à vontade e que melhor exprimem a sua personalidade.

Para cuidar bem de suas gravatas e aumentar sua durabilidade, guarde-as lisas, sem o nó.
Existem manchas que podem comprometer a gravata definitivamente. Manchas de gordura, cremes e molhos levam a gravata diretamente para o lixo. Tome muito cuidado!
Jamais alargue o nó da gravata, a não ser para retirá-la por completo.
Se for necessário passar suas gravatas, regule o ferro elétrico de acordo com o tecido de cada gravata. Coloque um papel ou cartolina por dentro da gravata para que ela fique bem esticada e as costuras não fiquem marcadas. Estique a gravata sobre a tábua de passar roupas e passe o ferro num único sentido.
O cinto de segurança do automóvel deve sempre ser colocado por baixo da gravata.
Prendedores são elegantes, mas use-os no ponto correto: 20 cm acima da ponta da gravata, prendendo-a à camisa. E evite usá-los em ocasiões formais.
Em geral, a sensação de aperto no pescoço quando se usa gravata não é causada pelo nó da gravata, mas sim pelo colarinho mais apertado do que devia. Para evitar esse desconforto, escolha bem as suas camisas! Quem usa colarinho número 5 normalmente consegue abotoar os colarinhos número 4, mas aí passa o evento inteiro sofrendo.
Coloque a gravata somente depois de já ter vestido e ajustado todas as demais peças, incluindo as que são essenciais para a própria colocação da gravata.
Quando você estiver de pé e relaxado (na postura em que você caminha), a ponta da gravata deve tocar, ou no máximo cobrir, a fivela do seu cinto. Abaixo ou acima disso você vai chamar a atenção de forma negativa.
Você pode usar uma gravata "diferente" se quiser ousar e se diferenciar, ela não precisa combinar com as cores da roupa. Mas se estiver em dúvida, combine a cor da gravata primeiramente com a do terno, e faça contraste com a cor da camisa.
As gravatas mais formais são as lisas, sem estampa ou padrão, e escuras. As de melhor qualidade são 100% seda. Para não errar, você pode usar sem medo, também, as de listras coloridas (geralmente diagonais), e as de padrões repetidos (bolinhas, texturas), mas neste caso, quanto menor o detalhe do padrão, melhor.
Gravatas com desenhos de personagens não combinam com nada e não devem ser usadas no dia a dia. Use modelos estampados, texturizados, lisos, com listras diagonais ou com padrões geométricos discretos.
As cores fortes (rosa choque, verde-limão, etc) também são muito difíceis de combinar. Elas podem compor a estampa da gravata com cores neutras, como azul marinho, por exemplo. Essas mesmas cores em tons mais discretos (próximos aos tons pastéis) são boas opções sobre camisas brancas.
As cores fortes são interessantes em estilo mais moderno: rosa claro, lilás ou amarelo claro, por exemplo.
As gravatas mais largas ou mais estreitas, são mais uma questão de tendência: em algumas estações a moda é usar gravatas mais largas e em outras as mais estreitas.
O nó deve acompanhar a largura da gravata para ficar proporcional. Quanto mais larga a gravata, maior o nó.
Um homem de estilo mais arrojado pode usar gravata com calça jeans, mas com algumas condições:
Com camisa e sapato sociais e calça impecável, sem detalhes ou rasgos e sempre uma lavagem mais discreta.
Deve usar blazer mais acinturado para compor um look mais moderno.
Não dá pra tirar o blazer, ele é que dá o charme do visual. Só de calça e camisa a gravata fica deselegante.
Essa combinação é ideal para jantares com amigos, reunião casual ou eventos em que o terno não é imprescindível.

Para não errar:

Camisas lisas podem ser usadas com gravatas lisas ou estampadas.
Camisas estampadas (listras, xadrez), até podem ser usadas com gravatas estampadas (para um estilo mais arrojado), mas não convém, é melhor optar pelas lisas.
Prefira sempre tom sobre tom para as lisas ou estampadas. Ou seja, utilize tons como o vinho, o lilás, outras nuances de rosa ou, no caso de gravatas estampadas, fundo escuro (se o terno é escuro) com as estampas nas cores citadas anteriormente.

Abaixo segue uma tabela com outras dicas sobre o que combina com o quê.

Gravata

Terno

Preta Cinza Azul Bordô Verde Amarela
Preto OK OK OK OK OK OK
Cinza OK OK OK OK OK OK
Marinho OK OK OK OK OK OK
Marrom OK N N N OK OK
Verde OK OK OK N OK N
Havana OK N OK N OK OK


Gravata

Camisa

Preta Cinza Azul Bordô Verde Amarela
Branca OK OK OK OK OK OK
Preta OK OK OK OK OK OK
Azul Royal OK OK OK OK OK OK
Azul Clara OK OK OK OK OK OK
Cinza OK OK OK OK OK OK
Verde OK OK N N OK N
Areia OK N OK OK OK N
Listras e Xadrez Lisas ou Monocromáticas

A regra mais importante para combinar a camisa, o terno e a gravata está na escolha de qual das partes quer destacar no look. Para usar gravata listrada sobre camisa listrada você deve escolher qual delas terá estampa mais larga e chamativa, enquanto a outra deve ser o mais discreta possível.
O mesmo vale para combinações com xadrez ou em ternos com riscas mais grossas.

Mais algumas regrinhas que podem ajudar:

Camisas com listras finas – gravatas em padrões grandes.
Camisas com listras mais largas ou mais espaçadas – gravatas em padrões pequenos.
Terno risca de giz – camisa lisa – gravata com listras diagonais ou xadrez.
Camisa de listras – terno liso – gravata lisa, com listras diagonais ou xadrez.

http://www.drgravata.com.br/gravatas.php.

Do blog: "Estilo Macho".

Nenhum comentário: